Cronograma Capilar #1 Introdução

Oi gente tudo bem? Sou novata no CA e todas as quartas-feiras estarei aqui com vocês. Meu nome é Mariana também rs, mas sou a Mariana Cordeiro. Tenho 16 anos e sou mineirinha. Estudo em uma instituição federal, onde sou discente do curso técnico de Produção de Moda. Sonho em ser estilista e acreditem ou não, sou skatista. Maaas, chega de enrolação, vamos ao meu primeiro post, que será sobre o tal Cronograma Capilar.
Primeiro preciso explicar umas coisinhas...



  •  Já li de tudo sobre o cronograma, já li que é um mito, que não funciona porque o cabelo é feito de células mortas e blá blá blá. Acreditar que funciona ou não, vai de cada um. Eu particularmente acredito que funciona sim. A foto acima é de como o meu cabelo era, eu descolori ele todinho pra colorir dessa cor, ou seja, era pra ele ter detonado. Mas eu seguia o cronograma, é claro que ele ficou danificou um pouco, mas logo ele já estava recuperado e eu nunca tive problemas com ele. Larguei o colorido por um tempo porque dá muito trabalho para cuidar e o tempo tá meio corrido por aqui. Mas nem por isso eu larguei o cronograma.
UPDATE: Voltei pro roxo galera, não aguentei haha
  •  Eu não tenho formação nessa área, mas a minha mãe tem uma escola de cabeleireiros e eu sempre vivi nesse meio, já assisti algumas aulas de penetra rs, converso com as instrutoras, mas isso também não quer dizer que eu seja dona da verdade. Opiniões e críticas são sempre bem-vindas, desde que feitas com educação.

Mas afinal, o que é o Cronograma capilar? O cronograma nada mais é do que criar uma rotina de tratamentos observando a necessidade do seu cabelo naquele momento. Ou seja, não existe um cronograma fixo, existe um cronograma para cada pessoa em dado momento. Ao contrário do que muitos pensam, o cabelo não precisa apenas de hidratação e não são apenas os cabelos com químicas que precisam de cuidados. No final das contas, o cronograma serve para aprendermos a reconhecer o que nosso cabelo precisa e usarmos os produtos certos pra isso.
Qualquer pessoa pode fazer o cronograma. Todo mundo tem alguma coisa que não lhe agrada no cabelo, seja o frizz, o volume ou a falta dele, falta de brilho, fraqueza, etc.
No geral, o cronograma costuma ser dividido em 3 etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. O que eu sigo, é dividido em 4: Hidratação, Nutrição, Reconstrução e Umectação. 




Hidratação: O prefixo "hidro" lembra algo? Claro, lembra hidrogênio, que lembra H2O, que nada mais é do água. Máscaras hidratantes são aquelas que contribuem para a reposição hídrica.  Pode-se dizer que a hidratação é responsável pela maciez dos fios.




Nutrição: Nada mais é do que repor nutrientes. Essa etapa age nas escamas/cutículas dos fios, repondo e reconstituindo as barreiras naturais. Um fio que tem essas barreiras destruídas/danificadas, fica poroso, sem vida. Pode-se dizer que a nutrição é a responsável pelo brilho dos fios.


Reconstrução: Trata-se da reposição proteica. O princípio ativo mais utilizado nessa etapa é a queratina, o que faz essa etapa ser um pouquinho mais "perigosa". O que acontece, é que queratina em excesso, pode deixar o cabelo rígido e quebradiço, pois ela age no interior dos fios deixando-os mais fortes. Um bom exemplo para se explicar o porque de causar o efeito contrário caso em excesso é usando um balão. Suponhamos que o fio é um balão que precisa de ar, mas se você encher muito, uma hora ele estoura. Pode-se dizer que a reconstrução é responsável pela força e elasticidade dos fios.




Umectação: Repõe a umidade, proporciona brilho e maciez. Mas sabe o que é melhor? Adeus pontas duplas e ressecadas. É indicado para quem está com os fios ressecados, seja por causas naturais ou químicas, ex: água do mar, cloro, secador, chapinha, descolorante, etc.




Então, como o assunto é extenso, pra não ficar um post gigante hoje nós terminamos por aqui. Semana que vem continuamos com a nossa "saga" rs. Espero que gostem do assunto (e de mim rs).

Beijos!

2 comentários:

  1. Adorei o post e o blog, tens muito jeito *-* O cabelo colorido também te fica muito bem :) espero por mais <3
    http://anna-lovelym.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo tb e amando....gostei do post ficou bem explicado..Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar e seguir, sigo de volta!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir