Você está lavando seu cabelo errado!

Não se assustem com o título desse post porque é a mais pura verdade; eu mesma estava fazendo da forma errada. Depois que aprendi essas dicas valiosas (dica de amiga MESMO), meu cabelo mudou demais e passou a ficar sempre bonito! Vamos então? O que você está fazendo de errado:


- Usar shampoo e condicionador para o tipo errado de cabelo:
Eu, por exemplo, tenho o cabelo super oleoso. Então não adianta eu usar um shampoo ou condicionador para cabelos secos achando que vai hidratar muito porque só vai piorar o que já está ruim. Compre sempre um shampoo e condicionador para o seu tipo de cabelo, seja ele seco, oleoso, com química, tingido, etc.

- Passar shampoo no comprimento:
Quem nunca? Eu mesma achava que tinha que lavar BEM o cabelo todinho com o shampoo. Ainda fazia pior: passava o shampoo DUAS VEZES na raiz e comprimento. Acontece que o comprimento do cabelo naturalmente já é menos oleoso que a raiz. Se você aplicar o shampoo diretamente no comprimento, você vai deixar ele ainda mais seco e com aquele aspecto de desidratado. Aí você me pergunta: mas Mariana, eu não tenho que passar nada? Não é assim. Você vai passar o shampoo na raiz e vai deixar escorrer pras pontas. A diferença é que você não vai aplicar mais produto ali nem vai esfregar demais, entendeu?

- Shampoo anti resíduo só com cautela:
PELO AMOR DE DEUS, MESMO SE SEU CABELO SEJA UM CEBO DE TÃO OLEOSO, NÃO USE SHAMPOO ANTI RESÍDUO MAIS DO QUE UMA VEZ A CADA 15 DIAS, entenderam bem? Quanto mais você usar, mais o couro cabeludo vai produzir oleosidade. Ou seja, efeito contrário do desejado.

- Água quente, não:
Pra mim, nada é mais relaxante do que aquele banho BEM quente que eu saio da água pior do que galinha escaldada. Maaas cuidado, água muito quente faz muito mal pro cabelo. É o mesmo princípio do shampoo que eu falei acima, a água muito quente vai produzir muita oleosidade. Então repita comigo: adeus banho quente! Olá banho morno!

- Esfregar o couro cabeludo com força:
Aaaaah, esse era meu pior erro! Eu esfregava como se não houvesse amanhã crente que estava abafando e tirando tudo que estivesse grudado na raiz. Engano meu. Eu só estava machucando o couro cabeludo, fazendo com que tivesse mais o que? O-L-E-O-S-I-D-A-D-E! O correto é massagear sem colocar pressão durante alguns minutinhos e só; o shampoo faz o trabalho meio que sozinho.

- Condicionador na raiz:
Gente, por favor, não passa condicionador nem máscara no couro cabeludo. É sério, entope muito os poros e piora a nossa amiga oleosidade. Sem mais!


- Cabelos oleosos também precisam de hidratação:
Engana-se quem pensa que só cabelo secos precisam de hidratação. Todos os tipos de cabelo precisam! E ah, tenha dois tipos de máscaras de hidratação pra não ter o risco do cabelo "viciar" (leia-se ficar completos de nutrientes contidos em uma máscara mas ainda sim precisar de nutrientes contidos em outra).

- Não enxaguar direito:
Essa parte é importante demais! Passou shampoo? Lava MUITO! Passou condicionador? Lava mais ainda! Excesso de produto é terrível; entope os poros, pode dar alergia, da oleosidade, pode queimar seu couro cabeludo se passar chapinha/babyliss, etc.


Minha amiga e meu amigo, se você seguir essas diquinhas acima, seu cabelo vai ficar lindo e maravilhoso sempre, não só quando você faz aquela escova no salão!
Beijo e até amanhã!

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário